segunda-feira , junho 25 2018
Home / Alagoas / HU de Alagoas suspende atendimento na maternidade para novos pacientes

HU de Alagoas suspende atendimento na maternidade para novos pacientes

Data: 26/03/2018

hospital_universitario_jl_2 - Cópia

A maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) suspendeu atendimento na maternidade para novos pacientes por tempo indeterminado nesta segunda-feira (26), por conta da superlotação. Com isso, apenas casos clínicos estão sendo atendidos.

De acordo com a superintendência da unidade de saúde, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, que tem capacidade para apenas 10 recém-nascidos, havia 14 bebês até esta segunda.

O hospital tenta ainda a transferência de outras 4 gestantes que estão na maternidade e têm indicação de resolução absoluta. O local só deve ser reaberto quando elas forem levadas a outras unidades de saúde, e quando alguns dos bebês na UTI receberem alta.

Em nota divulgada à imprensa, o superintendente em exercício do HU, Manoel Álvaro de Freitas Lins Neto, explica que além de superlotada, a UTI neonatal não dispõe de respiradores para atender a demanda, colocando em risco a vida dos recém-nascidos internados no local.

O hospital solicitou a transferência urgente das gestantes que estão na maternidade e possuem indicação de resolução absoluta para outros hospitais.

Ofícios com uma explicação das condições do HU e o pedido foram enviados para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Federal (MPF) e Coordenação do Centro de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Cora) da SMS.

Em um intervalo de pouco mais de um mês, essa já é a segunda vez que a maternidade do HU suspende os atendimentos. Em fevereiro, a unidade pediu que as gestantes procurassem outras maternidades porque a UTI neonatal também estava superlotada, com 4 bebês a mais. Além disso, a maternidade havia entrado em reforma.

Fonte: G1/AL

Compartilhe com seus amigos
Share on FacebookTweet about this on TwitterPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *