quarta-feira , agosto 22 2018
Home / Brasil / Placas do Mercosul ganham nova data para passar a valer no Brasil

Placas do Mercosul ganham nova data para passar a valer no Brasil

Data: 17/05/2018
csm_merco_9f3d21aa6bApós suspender a resolução que adota as placas do padrão Mercosul para os veículos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou que nesta sexta-feira (11) um ajuste na regra. A implementação foi adiada para dia 1° de dezembro deste ano.

A mudança das placas em veículos de todo o país, já adotado por Argentina e Uruguai, seria implementada até primeiro de setembro deste ano – para carros novos. Para os usados o prazo era até 2023.

A mudança das placas é um assunto que vem sendo discutido há algum tempo, considerando que a ideia foi apresentando em 2014. Mas as decisões de mudança já foram adiadas algumas vezes para o Brasil.

Em um primeiro momento, as placas deveriam ter sido adotadas em janeiro de 2016, mas foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado.

O coordenador-Geral de Gestão da Informação do Ministério dos Transportes, Rone Barbosa, explicou que o objetivo da mudança é oferecer mais segurança para o cidadão e no combate ao “crime sobre rodas”. “Nessa questão o que é menos importante é o designer. O mais importante é a mudança do processo. É a partir daí que a gente garante credibilidade e combate o crime sobre rodas. Nosso foco é a segurança da placa”, afirmou Rone.

Inclusive marcas d’água estarão marcadas na diagonal da placa, para evitar falsificações. De acordo com o Ministério das Cidades, apenas o Denatran poderá credenciar as empresas fabricantes de placas, diferentemente do modelo atual, de responsabilidade de cada órgão de fiscalização estadual (Detran).

 

Fonte: InfoMoney

Compartilhe com seus amigos
Share on FacebookTweet about this on TwitterPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *