quarta-feira , agosto 22 2018
Home / Destaque / Semarsh e Prefeitura de Penedo realizam Capacitação Regional da Coleta Seletiva e Legislação dos Resíduos Sólidos

Semarsh e Prefeitura de Penedo realizam Capacitação Regional da Coleta Seletiva e Legislação dos Resíduos Sólidos

Data: 09/08/2018
IMG_2796
A Secretaria de estado do meio Ambiente e recursos hídricos- Semarsh em parceria com a Prefeitura de Penedo realizou nessa quarta-feira (8), na Casa de Aposentadoria,   a Capacitação Regional da Coleta Seletiva e Legislação dos Resíduos Sólidos, com a presença de representantes de cidades que integram o consorcio  intermunicipal do sul do estado de Alagoas- Conisul, além de funcionários públicos, secretários municipais Paulo Freire e Alyne Costa, entre outros.

A Oficina de educação ambiental para implantação da coleta seletiva nos municípios foi ministrada pelas técnicas da Semarsh, Magnólia e Elizangela, especialistas no tema. A capacitação teve início com o conceito de coleta seletiva, a  implantação nos municípios da região sul e as dificuldades que os municípios tem para implantar essa coleta, assim como os principais desafios relacionados a destinação de resíduos sólidos .

A coleta seletiva é um processo utilizado para o recolhimento de materiais recicláveis  separando do lixo orgânico, sendo a reciclagem um ponto fundamental da coleta seletiva, importante tanto do ponto de vista econômico, já que muitas famílias sobrevivem dessa atividade e o setor industrial reutiliza muitos matérias para a fabricação de novos produtos, quanto para as questões ambientais.

De acordo com as técnicas da Semarsh, os  resíduos sólidos representam tudo que é descartado pelos seres humanos, porém que podem ser reaproveitados, diferenciando-se dos rejeitos que não podem ser reciclados. Tendo a coleta seletiva aumentado em importância no estado de Alagoas, após o fechamento dos lixões, na qual os municípios pagam para destinar seus resíduos sólidos para os aterros sanitários, podendo economizar ao destinar corretamente os materiais reaproveitáveis para a reciclagem.

Durante a oficina que se estendeu ao longo do dia, os representantes dos municípios realizaram explanações sobre o conteúdo aprendido, mostrando na prática como pretendem auxiliar seus municípios na implantação da coleta seletiva. Pois não basta instalar pontos de coleta seletiva, é preciso sensibilizar os moradores a realizar a separação do próprio lixo, destinando para reciclagem os matérias reaproveitáveis.

As capacitações sobre coleta seletiva realizadas em todo estado, visam formar multiplicadores para o acompanhamento da implantação da coleta seletiva,  atuando também na sensibilização da população, fundamental em todo processo de sua implantação, mostrando para a população alagoana a importância da educação ambiental, para a melhoria na vida de todos.

Fonte: Ascom

Compartilhe com seus amigos
Share on FacebookTweet about this on TwitterPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *