quinta-feira , dezembro 13 2018
Home / Alagoas / Defensoria Pública ingressa com ação civil pública para nomeação de aprovados de concurso da Uncisal

Defensoria Pública ingressa com ação civil pública para nomeação de aprovados de concurso da Uncisal

Data: 05/12/2018

csm_UNCISAL_d4fb5801e3
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas ajuizou, nesta quarta-feira, 05, uma ação civil pública objetivando garantir a nomeação dos aprovados para o cargo de nutricionista do último concurso público da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), ocorrido em 2014.

De acordo com o autor da ação, o defensor público do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, Othoniel Pinheiro, a Uncisal está realizando contratação de terceiros para trabalhar nas vagas que deveriam ser preenchidas por candidatos aprovados no concurso público de 2014, que estão esperando na lista de classificação.

O concurso público ofertou 1.051 vagas para todos os níveis, sendo 10 para o cargo de nutricionista. Nos últimos anos, a instituição de ensino nomeou 19 aprovados para o cargo, no entanto, de acordo com a ação, vem seletivamente promovendo processos seletivos simplificados para contratação de nutricionistas, com os mesmos requisitos do concurso público.

Para o defensor, tais medidas ferem à Constituição Federal e às orientações do tribunais superiores, especialmente, as normas que regem à Administração Pública. Segundo a jurisprudência dos tribunais superiores, a nomeação e posse de candidatos classificados para além das vagas do edital seguem dois pressupostos: a existência do cargo para ser ocupado e a contratação a título precário de servidores para atuar no mesmo cargo.

“Vamos dividir as ações judiciais por cargos e, inicialmente, estamos ingressando com a ação para o cargo de nutricionista, deixando para acionar outros cargos à medida que os aprovados interessados procurem à Defensoria Pública para fornecer as documentações que nós estamos precisando”, pontuou o Defensor.

 

 

Fonte:Assessoria

Compartilhe com seus amigos
Share on FacebookTweet about this on TwitterPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *