segunda-feira , junho 17 2019
Home / Alagoas / Rateio do Fundeb da rede estadual deve sair na primeira quinzena de janeiro de 2019

Rateio do Fundeb da rede estadual deve sair na primeira quinzena de janeiro de 2019

Data: 28/12/2018

images cms-image-000528834
Os professores da rede estadual de ensino de Alagoas vão receber o rateio ou divisão das sobras da aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB – de 2018.

A informação já foi confirmada pelos secretários de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, da Educação, Laura Souza e pelo próprio governador Renan Filho.

Mas até que o dinheiro caia na conta dos mais de 15 mil profissionais da Educação, ainda tem um caminho a ser percorrido.

Para fazer o cálculo do valor que será pago (o governo é obrigado a destinar 60% dos valores do Fundeb para os professores que estão na ativa), o Estado vai esperar que seja repassada a última parcela do fundo.

A boa notícia para os professores é que este ano os repasses do Fundeb estão maiores do que os de 2017. Com isso, segundo cálculos da Educação, eles devem receber cerca de uma folha salarial – algo como um 14o salário ou cerca de R$ 25 milhões..

Para fazer o pagamento, o governo deve acionar a Assembleia Legislativa de Alagoas e aprovar uma lei específica autorizando o rateio. Para isso, os deputados que estão de recesso, terão de ser convocados extraordinariamente.

Depois disso, é rodar a folha e autorizar o pagamento. O prazo? Segundo um importante servidor do Estado, por lei o governo precisa fazer a liquidação de todos os pagamentos do Fundeb até 11 de janeiro.

Ou seja, se houver celeridade, o rateio será pago aos servidores da Educação até a primeira quinzena de janeiro de 2019.

 

 

por Edivaldo  Júnior/Gazetaweb

Compartilhe com seus amigos
Share on FacebookTweet about this on TwitterPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *