segunda-feira , julho 22 2019
Home / Destaque / Prefeitura de Penedo realiza o recolhimento de pneus inutilizados para combater o mosquito Aedes aegypti

Prefeitura de Penedo realiza o recolhimento de pneus inutilizados para combater o mosquito Aedes aegypti

Data: 09/07/2019

140993_imagem_chamada

A Prefeitura de Penedo em virtude a situação de emergência, decretada pela Secretaria de Saúde e causada pela epidemia de dengue no município, adotou como uma das medidas necessária para combater a epidemia, o recolhimento de pneus inutilizados, com o objetivo de eliminar criadouros do Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

A iniciativa é da Coordenação de Meio Ambiente de Penedo que fará semanalmente a coleta de pneus inutilizados que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. Campanhas nesse sentido têm sido realizadas constantemente pelo município, sendo intensificadas nos períodos de maior risco de proliferação de focos do mosquito transmissor.

Com mais essa ação em combate a epidemia de dengue em Penedo, a Prefeitura de Penedo segue alertando a sociedade penedense da necessidade de evitar acúmulo de água em recipientes, vasos de plantas, lixo ou pneus inutilizados, sendo esse último uma das principais fontes de proliferação de mosquitos, quando amontoados em casa ou descartados incorretamente.

A Coordenadoria de Meio Ambiente de Penedo Informa ainda que haverá um caminhão disponível para realizar o recolhimento desse material em borracharias, terrenos baldios e residências. Caso alguém tenha interesse de solicitar a coleta, basta entrar em contato nos telefones: (82) 99675-1777 / 99647-1704 / 99379-6948 ou ir até a sede da coordenadoria, na Avenida Getúlio Vargas nº 56, Centro Histórico.

“Em decorrência da situação preocupante é necessário frear o avanço da proliferação do mosquito em nosso município e esse trabalho precisa da colaboração de toda a população”, destaca a coordenadora de Meio ambiente Sheyla Fernanda Frões Costa.

Problemas ambientais

Especialistas alertam que o descarte de pneus no meio ambiente podem causar diversos problemas ambientais e de saúde pública, principalmente por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas. Isso porque quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera. Outro risco a saúde da população são as infecções que podem ser originadas pela eliminação de resíduos químicos, que fazem parte da consistência dos pneu, por isso é necessário o descarte correto dos mesmos.

 

 

 
Fonte: Ascom/PMP

Compartilhe com seus amigos
Share on FacebookTweet about this on TwitterPrint this pageEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *