Alagoas registra primeiro caso suspeito de hepatite desconhecida
A Secretaria Estadual da Saúde informou neste sábado, 04, que Alagoas registrou o primeiro caso suspeito da hepatite desconhecida em uma adolescente de 12 anos residente do município de Canapi. Segundo a Sesau, ela não precisou ficar internada no hospital.
Veja abaixo a nota da Sesau:
“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que há em Alagoas um caso suspeito de hepatite fulminante que se encontra em investigação laboratorial. Ressalta que, conforme o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), trata-se de uma adolescente de 12 anos, residente no município de Canapi, que foi submetida a atendimento ambulatorial, por apresentar aumento das taxas de enzimas no fígado. Salienta que a adolescente não necessitou ser hospitalizada e permanece em monitoramento pelo Cievs até que haja conclusão do caso”.
O Ministério da Saúde informou no início da semana que até o fim de maio o país notificou 95 casos da doença. Sendo descartados 27 casos e um caso classificado como “provável” registrado no Mato Grosso do Sul. Além disso, seis mortes estão sendo investigadas para saber se há relação com a doença.
Ainda de acordo com o Ministério, os casos em investigação foram registrados em São Paulo (16), Minas Gerais (9), Pernambuco (7), Rio de Janeiro (7), Ceará (6), Rio Grande do Sul (5), Goiás (3), Espírito Santo (2), Paraná (2), Santa Catarina (3), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (2), Pará (2), Rondônia (1), Maranhão (1) e Paraíba (1).
Em todo o mundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) já registrou 650 casos e nove óbitos.
por Walberth Lima