Alagoas é contemplado pelo Ministério da Saúde com nove ambulâncias para o Samu

O estado de Alagoas foi contemplado, nesta terça-feira (17), com nove ambulâncias para renovar parte da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os novos veículos foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. A cerimônia foi realizada no município de Sorocaba, em São Paulo (SP). Os veículos foram adquiridos por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal.

 

As novas ambulâncias vêm totalmente adaptadas e com os equipamentos necessários para a realização dos serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência. Elas serão trazidas para Alagoas, mas só serão utilizadas após passarem pelo processo de emplacamento, plotagem e mediante a realização de seguro, conforme prevê o Ministério da Saúde.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a parceria do Ministério da Saúde com a Sesau para o avanço da assistência em Alagoas. “Quero expressar nossa gratidão à ministra Nísia Trindade, bem como ao presidente Lula, que são dois grandes parceiros da saúde pública de Alagoas. Sabemos quantas vidas o Samu salva todos os dias, e essas novas viaturas vão possibilitar uma maior agilidade nos atendimentos, o que resulta na preservação de mais vidas”, afirmou.

O secretário-executivo de Ações de Saúde da Sesau, Guilherme Lopes, esteve em Sorocaba (SP) representando o secretário Gustavo Pontes de Miranda na solenidade de entrega das ambulâncias. “Esses novos veículos vão servir para aprimorar e ampliar o Samu em nosso Estado. O Ministério da Saúde está de parabéns, e o povo alagoano será o grande beneficiado com esses investimentos”, disse.

 

O Samu 192 é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de Atendimento às Urgências. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo número 192, que funciona 24 horas por dia e durante os sete dias da semana, por meio da prestação de orientações via ligações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada.

 

 

 

por Daniel Tavares / Ascom Sesau com informações da Ascom do MS

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo