Cresce o nº de internações por infecções respiratórias em AL
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são internações por infecções respiratórias, cresceram em Alagoas e mais 15 estados, segundo boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz nessa quinta-feira (20).
Segundo o coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é a maior causa de internações em crianças de até 4 anos.
O VSR é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
“Nas crianças, a gente continua com sinal de amplo predomínio do Vírus Sincicial Respiratório (VSR)como a principal causa de internações na população infantil, especialmente nos mais pequenininhos, ali até um, dois anos de idade”, explica.
Já nos adultos, houve queda nas infecções pelo coronavírus, mas foi registrado aumento nos casos de influenza (gripe).
“Embora continue sendo a principal causa de internação por problemas respiratórios na população adulta, a gente vê que a taxa de crescimento já vem diminuindo. Em contrapartida, os casos associados aos vírus influenza A e influenza B estão na direção oposta, ou seja, estão aumentando nas últimas semanas e isso com que a gente ainda mantenha o sinal de crescimento de novos casos em diversas faixas etárias, especialmente na população adulta em vários estados”, disse Marcelo Gomes.
O pesquisador disse que a vacinação contra Covid e gripe ajuda a reduzir o número de internações por infecções respiratórias.
“A gente precisa continuar atento, especialmente agora com a volta dos casos de influenza A e B. Apontando ali tendência de aumento. Extremamente importante que a gente vá se vacinar contra a gripe. Aproveita que a campanha de vacinação da gripe já se iniciou, busca o posto de saúde, fica em dia com a vacinação da gripe. Não esqueça de conferir se está em dia com relação à Covid-19 também, porque isso tudo ajuda a diminuir justamente essas internações”, disse o coordenador do InfoGripe.
Fonte: G1/AL