Governador celebra Proclamação da República e assina convênio para construção de unidades habitacionais

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, transferiu simbolicamente, nesta sexta-feira (15), a capital do estado para o município de Marechal Deodoro, em celebração aos 135 anos da Proclamação da República. Durante a solenidade, o governador e o prefeito, Cacau Filho, assinaram o convênio que prevê a construção de 150 unidades habitacionais no conjunto residencial Reserva do Lago, parte do programa Minha Casa Minha Vida.

Ao longo da manhã, o governador assinou a ata que transferiu a capital alagoana para Marechal Deodoro, seguido pela assinatura do convênio, que prevê o investimento de R$ 19,5 milhões em recursos federais para reduzir o déficit habitacional da cidade.

 

Ao comemorar a data, Paulo Dantas destacou que Marechal Deodoro recebeu um presente que contribui com o desenvolvimento social.

 

“Marechal Deodoro é uma cidade com um potencial enorme, que ajuda Alagoas a se desenvolver e crescer economicamente. Ficamos, mais uma vez, muito satisfeitos em transferir o governo de Alagoas para esta cidade. Vamos contemplar os deodorenses com 950 unidades habitacionais, sendo assinadas hoje as primeiras 150 casas. Isso é fruto de um esforço conjunto entre o prefeito e a bancada federal. Estamos construindo obras importantes, estruturantes, que fortaleceram a cidade, e a parceria continua firme”, garantiu o governador.

 

O prefeito de Marechal Deodoro, Cacau Filho, agradeceu a parceria e os investimentos do estado na terra do primeiro presidente do Brasil.

 

“Marechal Deodoro tem um grande potencial, tanto no turismo quanto na indústria turística. Este dia tem um significado especial para todos nós. Ao lado do Governo do Estado, crescemos 31% em população, segundo o IBGE. Sem dúvida, Marechal Deodoro vive um momento muito especial, de grande orgulho para todos os deodorenses, e parte desse avanço se deve à parceria com o Governo do Estado”, comemorou Cacau.

Nos próximos dias, Marechal Deodoro deve receber um total 950 casas pelo programa Minha Casa Minha Vida, sendo as 150 do convênio assinado nesta sexta, 400 novas unidades nos residenciais Rosa da Fonseca I, II e III, e outras 400 nos residenciais Manoel Alves de França I, II e III, ambas anunciadas em outubro de 2024.

Após a solenidade de assinatura, que aconteceu no Palácio Provincial de Marechal Deodoro, no centro histórico, realizou-se o tradicional desfile cívico, que reuniu cerca de 2.000 pessoas nas ruas de Taperaguá. O desfile contou com 24 pelotões, incluindo a polícia militar, membros das cinco filarmônicas, alunos de escolas, fanfarras e também membros do Exército.

 

Ainda na programação desta sexta (15), será entregue a Comenda Rosa da Fonseca, que presta homenagem a personalidades que tenham relevantes serviços a Marechal Deodoro. Em sua quarta edição, a honraria será concedida a 13 agraciados, entre eles, o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, e a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos.

 

Estiveram presentes na solenidade os seguintes secretários: Vitor Pereira (Governo); Felipe Cordeiro (Gabinete Civil); Paloma Tojal (Prevenção à Violência); Flávio Saraiva (Segurança); Hugo Leahy (Relações Internacionais); Maria Silva (Direitos Humanos); Aline Rodrigues (Agricultura); Wendel Palhares (Comunicação). Também participaram o deputado federal Rafael Brito, o deputado estadual Alexandre Ayres e o prefeito eleito de Marechal Deodoro, André Bocão.

 

 

 

 

por Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo