.:: OparaNews ::. Penedo Alagoas

MAIS UMA VEZ PENEDENSE FAZ ANIVERSÁRIO…113 ANOS ! E NÃO TEM O QUE COMEMORAR!!!QUE PENA

Hoje o Glorioso Sport Club Penedense, com seu estádio próprio no Cajueiro Grande, completa mais uma data de sua existência. Já se vão 113 anos de história do clube mais antigo de Alagoas e sem nada a comemorar. Suas glórias e riquezas dos anos 60 e 70 são hoje passado de um presente não lembrado e pouco feito, para ter o respeito devido de nos representar no campeonato alagoano da divisão de elite, porque muito pouco se faz para o mesmo se acordar. Falei das décadas de 60 e 70 porque prá mim foi o auge do melhor futebol do alvi rubro, com grandes craques de origem penedense na sua grande maioria e de tantos outro oriundos de outras praças.

   De 2000 para cá, foi um verdadeiro altos e baixos tanto em participação de primeira e segunda divisão do campeonato estadual, que chegamos a triste realidade de ficarmos de fora sem participação de algumas competições , como o caso recente, há 2 anos sem atividade alguma, a não ser no amadorismo.

    Então, faremos aqui uma cronologia de fatos importantes que ocorreram na vida do glorioso Penedense:

Nome: Sport Club Penedense
Fundação: 3 de janeiro de 1909
Endereço: Largo de Fátima s/nº, Penedo (AL), CEP 57200-000
Telefone:
Mascote: Jacaré
Estádio: Doutor Alfredo Leahy
Capacidade: 3270 pessoas

Música: Alfredo Freire Leah
Letra: Alberto Gomes

Eia! Vamos galharda corte, ao combate/ Que é belo vencer!/ Pois quem é, como nós bravo e forte/ A derrota não deve temer

Penedense guião da vitória/ Que na luta não temos rival/ O teu lema é lutar pela glória, que nais belo/ Mais nobre ideal?

Salve corte aguerrida/ Afirmação do valor!/ A glória trazes contida no teu pendão bicolor.

Alvi-rubro pendão alteneiro/ Em valor só te pode passar/ O alviverde pendão brasileiro/ Que no mundo tremula sem par

Penedense palavra que luz/ Qual sentinela incentiva em nossa alma na peleja que a glória conduz, Penedense, terás sempre a palma.

CRONOLOGIA
CRONOLOGIA
1909 – Fundado em 3 de janeiro o Penedense é o mais antigo clube do futebol alagoano e um dos mais antigos do Brasil.
1962 – Participa pela primeira vez do campeonato da primeira divisão promovido pela FAD.
1966 – Obtém sua melhor campanha, o vice campeonato, na decisão o clube perde o título para o CSA.
2000 – O clube se preparou para voltar a elite do futebol através do campeonato da segunda divisão. Foi o campeão com méritos e ganhou o direito de ficar entre os grandes.
2004 – O Clube conquista novamente a Segunda Divisão Alagoana sobre o clube Dimensão Saúde.
2008 – O Estádio Alfredo Leahy foi vetado pela vistoria realizada pela Federação antes do início do campeonato. No entanto, o Penedense acionou a Justiça Comum e conseguiu a liberação do estádio por meio de uma liminar. O clube foi suspenso, por ter recorrido à Justiça Comum. Depois, o Penedense conseguiu nova liminar da Justiça da Comarca de Penedo-AL para disputar o segundo turno do campeonato. Posteriormente, a Justiça suspendeu os efeitos desta liminar, excluindo o Penedense do campeonato. Em assembleia realizada pelos clubes e a Federação Alagoana, ficou decidida a suspensão do Penedense para competições oficiais pelo período de dois anos, além de todos os jogos já realizados e os a serem realizados pelo clube serem cancelados e assim, desconsiderados para a tabela de classificação. Portanto, todos que conquistaram pontos contra o Penedense em campo perderam estes pontos.
2010 – Em seu retorno ao Campeonato Alagoano, o clube fica em último lugar entre 10 clubes e acaba sendo rebaixado.
2011 – Pela Segunda Divisão, o clube perde a final para o CEO, mas garante acesso para a Primeira Divisão.
2012 – É rebaixamento para a Segunda Divisão, fica em último lugar entre 10 clubes.
2013 – Com a desistência da Associação Atlética Santa Rita, que fundiu-se com o Corinthians Alagoano, para disputar a Primeira Divisão, o Penedense, terceiro colocado, herda a vaga.
2014 – A equipe mais uma vez foi rebaixada junto com o Comercial.
2015 – O Penedense veio a disputar a Segunda Divisão, dessa vez junta com mais duas equipes: Sete de Setembro e São Domingos. Onde o campeonato só tinha três clubes alagoanos participantes. A equipe da cidade de Penedo garantiu acesso no terceiro jogo contra a equipe do Sete de Setembro onde o empate por 2 a 2 garantiu o acesso.
2016 – Em seu retorno a Primeira Divisão, o Penedense fez uma péssima campanha ficando em penúltimo entre dez clubes, a frente somente do Ipanema, sendo ambos rebaixado.

Compartilhe com seus amigos