.:: OparaNews ::. Penedo Alagoas

Pela quinta semana seguida, casos de Covid-19 caem no mundo

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (15/2), a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que, pela quinta semana seguida, os casos novos de Covid-19 caíram no mundo. No momento, o número de ocorrências é semelhante ao registrado durante o mês de novembro.

Apesar da boa notícia, Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, pediu que a população não entenda a informação como uma vitória e abandone as medidas de segurança para evitar a transmissão do vírus. “Se usarmos como um sinal de alívio e pararmos de nos cuidar, vamos repetir o que aconteceu e ficaremos surpresos quando uma nova onda surgir. Não podemos fazer como da última vez, quando permitimos que a transmissão se acelerasse”, explica.

Ryan disse ainda que é preciso parar de viver a pandemia de Covid-19 de pico em pico, e sim almejar uma relação mais estável, com níveis baixos de transmissão e poucas mortes. O diretor lembra que há ainda muitos indivíduos suscetíveis à infecção, e que o vírus tem se tornado cada vez mais eficiente em se transmitir.

Maria Van Kerkhove, imunologista responsável pela resposta da entidade à pandemia, afirma que há razões para ter esperança que o coronavírus será controlado. “Estamos todos cansados, querendo que acabe, mas não podemos ser complacentes. Precisamos manter o curso e continuar com as medidas que sabemos ser efetivas”, explica.

 

Fonte: Metrópoles

 

Compartilhe com seus amigos