.:: OparaNews ::. Penedo Alagoas

Ufal adota colação de grau online para todos os cursos por causa do novo coronavírus

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiu que os concluintes de todos os cursos da instituição poderão colar grau de forma digital, sem a necessidade de ir presencialmente na instituição abrir processo ou assinar ata, para evitar a propagação do novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19). As aulas foram suspensas em março por tempo indeterminado.

De acordo com a Ufal, serão beneficiados os estudantes que estão com a graduação completa e os que já tinham dado entrada no pedido de colação, mas que tiveram a cerimônia suspensa por causa da pandemia. Desde a suspensão das aulas na Universidade, apenas estudantes da área da saúde podiam colar grau.

Em abril, a Ufal antecipou a formatura de estudantes de medicina para que mais profissionais pudessem reforçar o combate ao novo coronavírus.

“Com essa nova forma não tem solenidade. É toda documental e vai se aplicar a todos os alunos de todos os cursos da Ufal. Eles vão receber, por e-mail, a certidão de conclusão de curso, o histórico e a cópia da portaria”, destacou a diretora do Departamento de Registroe Controle Acadêmico (DRCA), Sarita Araújo.

A diretora do DRCA explicou que primeiro vão ser resolvidas as cerimônias que já estavam agendadas, para depois abrir o formulário eletrônico para novas solicitações de colação de grau, que vai ser disponibilizado pelo DRCA. Será aberto o prazo para que novos concluintes possam solicitar a colação por ato administrativo.

“Vamos emitir a documentação para todos os que estavam com processo aberto e analisado pelo DRCA, antes da suspensão. Quando finalizarmos o atendimento dessa demanda que estava parada, abriremos para os alunos que estão integralizando os cursos agora para fazer suas solicitações”, detalha Sarita ao reforçar que os documentos referente à outorga do grau serão enviados por e-mail.

Ela explica que será um atendimento gradativo. Um cronograma vai ser publicado, informando sobre quando os estudantes vão receber suas documentações.

“Como tinham sido suspensas muitas cerimônias, vamos seguir a ordem cronológica de agendamento para poder definir a publicação das portarias com a lista de nomes. A partir disso, enviar ao interessado”, esclarece.

Só após finalizada essa primeira etapa, será aberto o prazo para que novos concluintes possam solicitar colar grau por ato administrativo.

“Os alunos devem acompanhar o portal da Ufal, pois vamos publicar quando estará disponível o período para solicitação”, informa Sarita.

Os pedidos serão feitos por meio de formulário eletrônico, sem necessidade de ir ao DRCA para abrir processo.

“Ressaltando que só será liberado o formulário depois que atendermos todas as colações que já estavam agendadas”, diz a diretora. Ela ainda destaca que as colações emergenciais, a exemplo de estudantes da área da Saúde, continuam sendo realizadas com prioridade.

Para saber como solicitar a colação de grau virtual acesse o site da Ufal (clique aqui).

‘Seria irresponsabilidade fazer previsão de volta às aulas’, diz reitor

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, falou em entrevista no AL1 no dia 30 de abril que não havia previsão para retomada das aulas na universidade e que as vagas dos últimos aprovados no Sisu estão garantidas.

 

Fonte: G1/AL

 

Compartilhe com seus amigos

Adicionar comentário